É POSSÍVEL CULTIVAR HORTA EM APARTAMENTO?
Sim, é possível cultivar uma horta em apartamento. Assim você vai ter sempre fresquinhos, e sem agrotóxicos, alimentos como tomates e verduras, e temperos como salsinha, manjericão, pimenta, hortelã e outros. E o melhor, plantados e colhidos por você!
O que plantar na horta?
A decisão sobre o que plantar na horta depende do espaço que você tem. Raízes, como batata ou cenoura, rendem melhor em espaços maiores. Já os temperos, como a pimenta, o manjericão e o orégano, não demandam um grande pedaço de terra.
Ao cultivar a sua horta em apartamento, é importante entender as condições de cultivo de cada hortaliça. Ou seja, pode ser que algumas hortaliças não se adaptem no ambiente da sua casa. Temperos e ervas menores, por exemplo, vivem saudáveis em espaços pequenos.
Abaixo relacionamos uma lista das hortaliças favoritas para você cultivar a sua horta em apartamento e indicamos os cuidados que você deve ter com cada uma.
– TOMATE-CEREJA:
Deliciosos e de fácil cultivo, o tomate-cereja também pode se dar bem na sua horta de apartamento. No entanto, ele é mais exigente que outras plantas, pois precisa de 6 horas de sol por dia e rega 5 vezes na semana.
Se você topa o desafio do tomate, coloque-o na varanda, ou em uma janela que receba luz solar grande parte do dia. Já imaginou comer uma salada com tomate colhido na sua casa?
– ALFACE:
A alface é uma das verduras mais simples de se plantar e, por isso, é bom ter em sua horta. Ela pode ser cultivada em vaso ou jardineira e deve ficar, de preferência, na varanda do seu apartamento, já que precisa de um local que receba bastante luz solar (5 horas por dia).
– COUVE:
Fácil de plantar, esta hortaliça rende melhor em espaços maiores, pois as folhas variam de 60 centímetros a 1 metro. Como a alface, é imprescindível ficar sob alta luminosidade, com sol direto, e solo constantemente úmido (não encharcado).
Para o plantio, a semente deve ser posta diretamente na terra com aproximadamente 1 centímetro de profundidade. Brotos laterais retirados de plantas adultas também podem servir como método de cultivo. O corte da ponta do caule principal facilita o manuseio e a colheita e favorece o desenvolvimento de brotos laterais.
– ESPINAFRE:
Com condições muito semelhantes às alfaces, os espinafres são um bom exemplo de um vegetal muito simples para plantar e cuidar.
Os espinafres são supernutritivos e podem ser cultivados dentro do apartamento mesmo, na sombra. Prefira um lugarzinho arejado e que receba luz solar indireta. Devem ser regados a cada dois dias e estar sempre com o solo úmido.
– RÚCULA:
A rúcula se desenvolve melhor entre o outono e a primavera. O sol da manhã é o mais indicado e o solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Ela também precisa de pouca luz solar, cerca de 3 horas por dia, e deve ser regada em dias alternados.
– CENOURAS:
As cenouras crescem e desenvolvem-se muito bem em vasos com uma maior profundidade. Apesar de fáceis de serem cultivadas nestas condições, têm um ciclo produtivo relativamente longo e podem demorar até 3 meses até estarem prontas a serem colhidas.
– RABANETES:
Os rabanetes são também um exemplo de vegetais que têm um crescimento e desenvolvimento rápido e que podem ser colhidos após cerca de 1 mês.
Uma vez que os rabanetes não gostam de temperaturas muito altas, deve escolher um local na sua varanda menos exposto à luz solar.
– PEPINOS:
Os pepinos são uma óptima opção para elaborar um salada e servir de acompanhamos em pratos diversos.
Culturalmente, crescem rapidamente e perfeitamente em vasos.
São um bom exemplo de um vegetal que se adapta bem a uma horta em apartamento.
– SALSINHA E CEBOLINHA:
A salsinha e cebolinha formam o delicioso tempero conhecido como cheiro-verde. São duas ervas que podem viver tranquilamente no mesmo vaso e sem muitos cuidados: não precisam de muito sol e nem de muita água. A rega pode ser feita de dois em dois dias (ou quando a terra estiver muito sequinha).
– HORTELÃ:
Aromática e de sabor refrescante, a hortelã é uma planta que precisa de muita água. Ela deve ser plantada em um vaso com sistema de drenagem, além de furos que permitam a liberação da água em excesso do solo. Regue-as em dois e dois dias. Pleníssima, ela cresce tanto à meia sombra ou sob o sol.
– ORÉGANO:
O orégano deve receber, diariamente, luz solar direta. Então, se você tiver uma janela ou varanda no seu apartamento, é lá que ele deve ficar. Quanto mais sol ele tomar, mais aroma terão suas folhas. Assim como a maioria das ervinhas, o solo deve estar sempre molhado.
– ALECRIM:
O alecrim é um tempero marcante e cheiroso, que vai muito bem com frango e carne de porco. Por preferir lugares frescos e com luz solar indireta, ele é perfeito para a sua horta de apartamento. Você pode, inclusive, deixá-lo na cozinha.
– SÁLVIA:
Essa erva deliciosa, que vai superbem com massas, prefere temperaturas baixas ou amenas, então, são ideais para serem cultivadas dentro do apartamento. A sálvia não gosta muito de sol e é ideal para dentro do apê. Ela ficará feliz com solo úmido, molhado quatro vezes por semana. Só cuidado para não encharcar muito!
– COENTRO:
O coentro deve ser plantado em vasos de no mínimo 45 cm de largura de 20 a 25 cm de profundidade. A primavera é a melhor época para seu plantio. O coentro produzido em contato direto com o sol lhe proporciona folhas com sabor mais acentuado, contudo eles podem ser plantados na sombra, recebendo luz solar de modo indireto. Sua irrigação deve ser feita pelo menos três vezes por semana.
CUIDADOS BÁSICOS COM A SUA HORTA
Ter uma horta em casa exige cuidados diários, como checar a água e iluminação das plantas. O manjericão, por exemplo, precisa de muito sol. Já a alface precisa de menos exposição solar. Fique de olho na sua planta: se ela estiver murchando, pode ser sinal de pouca água. Se estiver apodrecendo, pode ser excesso de água ou pouco sol. Para evitar que sua horta seja atacada por grilos, pulgões e larvas, utilize produtos alternativos para controle de doenças e pragas em agricultura orgânica, como uma solução de tabaco com água por exemplo.
A escolha da terra também é uma etapa importante, já que ela precisa garantir os nutrientes necessários para as plantinhas da sua horta. Você pode comprar a terra já adubada ou uma versão crua e enriquecê-la com adubos orgânicos, como húmus de minhoca. Nesse caso, use a concentração indicada na embalagem, pois nutrientes em excesso podem matar a sua erva.
Agora que você já conhece alguns vegetais que pode ter na sua horta em apartamento, que tal começar a “criar” a sua própria horta? Esta é a oportunidade ideal para produzir os seus próprios alimentos e saboreá-los com a certeza de que estará consumindo produtos de qualidade e seguros!
https://www.vallerianoimoveis.com.br
https://vallerianoimoveis.com.br/tipo-de-imovel/residencial/