VOCÊ SABE O QUE É PRECISO PARA COMPRAR UM IMÓVEL COM SEGURANÇA?
Muitas pessoas acreditam que comprar um imóvel não tem nenhum mistério. Basta encontrar o vendedor, verificar o imóvel, negociar a forma de pagamento e assinar o contrato.
Entretanto, a compra de um imóvel envolve alto investimento, que pode ser feito de diversas formas: pagamento à vista, permuta, pagamento parcelado, financiamento, dentre outros.
Mas escolher um imóvel não é apenas decidir que tipo de imóvel se adapta às necessidades do comprador, também não é só ver quando foi construído e se também está conservado.
É preciso saber se não há riscos jurídicos que possam impedir a venda, ou até mesmo trazer problemas a quem está comprando.
Saiba abaixo como ter mais segurança ao comprar um imóvel:
A due diligence é um serviço prestado para trazer mais segurança no momento da compra de um imóvel.
Apesar do nome estrangeiro, esse serviço é utilizado no Brasil devido às complexidades e burocracias nos negócios em nosso país.
Quando um cliente está comprando um imóvel nos orientamos que é importante fazer essa investigação de risco, na qual nós fazemos um levantamento minucioso de todas as informações jurídicas do imóvel, do vendedor e do cônjuge, analisamos o contrato e então informamos se é seguro fazer o investimento, ou como fazê-lo da forma mais segura possível.
Um dos pensamentos mais comuns que as pessoas têm antes de assinar um contrato de compra e venda é sobre a capacidade financeira de pagar pela compra. Contudo, isso deve ir além da capacidade financeira, deve se pensar também que poderá existir algum problema futuro que possa fazer o comprador até perder o investimento.
Por exemplo, se o comprador comprar um imóvel de alguém que está sofrendo com ações na justiça por dívidas ou sonegação de imposto, a venda poderá ser anulada e o comprador perderá o imóvel, que será penhorado pela Justiça.
Ou ainda, o vendedor, não tendo nenhum impedimento em seu nome no momento da venda, mas é sócio de uma empresa a qual está sendo executada na Justiça naquele momento, por dívidas trabalhistas ou outras dívidas, tendo sido acatado pela Justiça o pedido de desconsideração da pessoa jurídica feita pelo credor da dívida, essa execução passará da empresa do vendedor para a sua pessoa física. Assim, o comprador também poderá perder o imóvel que será penhorado pela Justiça.
Portanto nos fazemos um estudo minucioso sobre a situação do imóvel que está sendo comprado para que o comprador não corra o risco de ser considerado um comprador de má-fé e possa perder o seu investimento.
Comprador de má-fé é aquele que adquire um imóvel que possui restrições ou impedimentos quanto à sua venda, geralmente por alguma dívida do vendedor, principalmente tributárias.
Por isso analisar apenas a matrícula do imóvel não é suficiente para garantir a boa-fé do negócio.
É preciso ir além.
E é justamente para evitar problemas que existe a due diligence.
Como funciona a due diligence:
A due diligence, é um procedimento onde é feito um planejamento para analisar, minuciosamente, todos os documentos em um tempo razoável para não atrasar as negociações.
Porém, há documentos básicos e outros complementares que precisam ser analisados, que podem denunciar problemas escondidos.
Vamos abaixo fazer um breve relato sobre o procedimento da due diligence:
- Levantamento de toda a documentação do imóvel, do vendedor, do cônjuge do vendedor, e das empresas do vendedor;
- Analise de cada documento para verificar a existência de algum problema ou que apresente alguma dúvida;
- Se for identificada alguma cobrança extrajudicial ou judicial, o levantamento da sua origem e a sua natureza jurídica;
- Se for identificado algum processo judicial, deverá ser feito o levantamento de cada processo, estudar a situação em que se encontram e qual a probabilidade de algum deles impedir a transferência do imóvel;
- Analisar o risco do negócio e o que pode ser feito para concretizá-lo com segurança;
- Incluir cláusula, no contrato de compra e venda, que cubra cada um dos riscos encontrados, caso ainda o comprador tenha interesse em adquirir o imóvel mesmo havendo riscos.
Portanto, são diversos os benefícios de uma due diligence, razão pela qual nós recomendamos e fazemos esse levantamento aos clientes, que se mostra não apenas como uma ferramenta de segurança, mas também traz tranquilidade ao negócio.
Para maiores esclarecimentos, entre em contato que lhe daremos todo o suporte necessário.
https://www.vallerianoimoveis.com.br
https://www.instagram.com/vallerianoimoveis/
https://vallerianoimoveis.com.br/tipo-de-imovel/residencial/