Você vai ficar de fora dessa tecnologia?
Quem já viu as casas futuristas criadas pelo imaginário no antigo desenho animado “Os Jetsons”? Pois bem, as residências conectadas hoje são realidade desse imaginário de outrora e com a vantagem de ter o preço acessível.
As casas inteligentes são a face doméstica da Internet das Coisas (IoT). Você sabe o que é Internet das Coisas (IoT)?
A Internet das Coisas (IoT, pela sigla em inglês) é uma rede global crescente de objetos habilitados para Internet que transferem dados e se comunicam entre si. Todos esses objetos têm identificadores exclusivos e podem variar desde dispositivos móveis até eletrodomésticos e carros. A IoT também pode incluir pessoas, animais ou outros objetos com sensores incorporados, como um monitor de frequência cardíaca para prevenção de ataques cardíacos, coleiras que podem rastrear a localização e a saúde de um cão ou sensores em equipamentos agrícolas para detectar problemas na lavoura.
Os benefícios da IoT incluem automação superior que disponibiliza tempo e eficiência de recursos, além de tomada de decisões mais informada com base em maiores quantidades de dados e melhor visibilidade deles.
Nos últimos anos, nos acostumamos cada vez mais a conectar os dispositivos cotidianos de nossas casas à internet, além de ligá-los uns aos outros para tornar os lugares em que vivemos mais confortáveis, econômicos, divertidos e seguros.
À medida que a tecnologia subjacente a esta revolução na forma como vivemos continua a ficar mais rápida e poderosa, podemos esperar que a automação residencial e a inteligência artificial ofereçam ajuda doméstica de maneiras cada vez mais inovadoras.
Imagine você estar dentro de um carro, a poucos quilômetros de sua casa e, por meio de um botão no GPS, sinalizar sua chegada em instantes. A residência então, com o seu sinal, começa a programar uma série de situações para hospedá-lo da melhor forma. O ar condicionado liga automaticamente com o objetivo de manter os cômodos na sua temperatura ambiente favorita. As luzes se acendem, as cortinas se abrem e até uma cafeteira elétrica começa a preparar um café, que ficará pronto exatamente no instante em que você abrir a porta. Parece ficção mas já é uma realidade.
Denominadas de casas inteligentes, estas residências são equipadas com tecnologia de ponta para proporcionarem mais segurança, conforto e praticidade aos seus moradores, além de ajudarem na contenção de impactos do consumo humano sobre o meio-ambiente, pois seu projetos reduzem significativamente o gasto energético com esses dispositivos interligados, principalmente com iluminação e ar condicionado.
O que antigamente era luxo agora significa comodidade. A tecnologia na casa garante, para pessoas de todas as idades, segurança, personalização e economia. Principalmente nessa época da pandemia que assola o mundo, passou também a ser uma medida sanitária, uma vez que a maioria dos comandos é feita por assistentes de voz ou programação, evitando o toque.
As iniciativas podem ajudar ainda pessoas com algum tipo de deficiência, com botões que fazem prateleiras descerem ou lâmpadas conectadas com a campainha, o que permite que pessoas com dificuldades de audição possam entender a presença de uma pessoa na porta.
Também para os idosos, essa tecnologia, traz para o dia a dia a comodidade e a independência, com lâmpadas que acendem automaticamente ao sentir movimento a gavetas de remédios com sensores programados, que avisam o morador o horário da medicação e muitas outras comodidades.
Não só para as residências, mas também para o trabalho onde muitas pessoas nessa época de pandemia trabalham em home office, surgiram muitas necessidades novas e a automação desempenha um papel extremamente importante para a conectividade e para a produtividade.
Com isso as casas inteligentes se tornam um produto cada vez mais conceituado e necessário para o dia a dia das pessoas.
Gostou dessa matéria? Então não fique de fora da tecnologia e compartilhe esse link com seus amigos.
https://www.vallerianoimoveis.com.br
https://vallerianoimoveis.com.br/tipo-de-imovel/residencial/