Você sabe o que é uma Casa Sustentável?
Não importa o estilo da sua casa, ela pode ser uma casa sustentável e também estilosa.
Hoje já existem novas tecnologias e alternativas que podem ser facilmente incorporadas em projetos residenciais para diminuir os impactos ambientais e ajudar a preservar os recursos naturais. Ter uma casa sustentável é prezar pela natureza e pelo bem-estar de seus moradores.
Uma casa sustentável é uma construção que preza pelo mínimo impacto ambiental, através de soluções que visem economias de recursos, reaproveitamento de materiais, economia de energia, reutilização de resíduos para o bem-estar de todos.
Veja algumas dicas para você transformar a sua casa em uma casa sustentável:
Mudar a Iluminação para lâmpadas de LED
As lâmpadas de LED são altamente eficientes e oferecem uma iluminação de maior qualidade para as residências. Essa tecnologia apresenta menor custo e maior vida útil, quando comparada a lâmpadas fluorescentes ou incandescentes. Além disso, não emitem radiação ultravioleta nem calor e não possuem mercúrio ou outra substância tóxica em sua composição (que possa poluir o meio ambiente).
Usar materiais ecológicos ou recicláveis
Os materiais empregados na construção podem economizar recursos naturais e diminuir o custo de obras. Além de sustentáveis, as opções ecologicamente corretas também podem apresentar bom desempenho e facilidade de execução, utilizando materiais como telhas ou tijolos ecológicos, bambus, pisos e revestimentos recicláveis e até mesmo reaproveitar madeiramento de demolição.
Aproveitamento máximo da iluminação natural
Aproveitar a iluminação natural é uma ótima forma de economizar energia em uma residência, investindo em grandes janelas ou aberturas tipo claraboias no telhado vai possibilitar uma boa economia evitando-se, dessa forma, o uso de luzes elétricas durante o dia.
Reaproveitamento de água da chuva
Outra forma de economizar é instalar uma cisterna na residência para possibilitar a captação e o reaproveitamento da água da chuva. Essa água pode ser utilizada para lavagem de calçadas, descargas e irrigação de plantas ou jardins. Essa solução pode refletir em uma economia significativa na conta de água e vai fazer a diferença na preservação dos recursos hídricos.
Aquecimento solar e energia eólica
A luz solar é gratuita, abundante e pode ser aproveitada também para aquecer a água de chuveiros ou torneiras.
Além de aquecer a água, a luz solar também pode ser utilizada como fonte de energia elétrica para toda a casa através da instalação de placas fotovoltaicas.
Esse sistema traz inúmeras vantagens para as residências, como economia de energia e redução nos custos mensais de energia elétrica.
No mercado há dois tipos de painéis solares. É comum confundir o coletor solar térmico e a placa fotovoltaica. Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar diretamente em energia elétrica. Por outro lado, os solares térmicos transformam a radiação solar diretamente em energia térmica para o aquecimento de águas ou outros fins.
Também há outra opção de energia alternativa chamada eólica, que é produzida pela força dos ventos.
Energia eólica é a segunda fonte renovável mais utilizada no mundo, depois da energia hídrica. Segundo os dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a capacidade total instalada de geradores eólicos atingiu 732,41 GW em 2020
Tanto a energia solar como a eólica são energias limpas, pois não emitem poluentes na atmosfera no processo de geração de energia. Sua fonte é um recurso inesgotável e, por isso, é uma energia renovável.
Preservar o meio ambiente e os recursos naturais é de extrema urgência e importância, e se você começar a adotar ideias sustentáveis no seu lar o meio ambiente agradece e será preservado para as nossas gerações futuras.
Gostou desta matéria? Então compartilhe com as demais pessoas!
https://www.vallerianoimoveis.com.br
https://vallerianoimoveis.com.br/tipo-de-imovel/residencial/