QUE TAL TER UM IMÓVEL SUSTENTÁVEL?
Continuando a matéria sobre casas sustentáveis, existem muitas alternativas simples que também farão sua casa ser sustentável. Como primeiro exemplo, podemos falar sobre a ventilação da casa. Pense em como utilizar as correntes de ar, para fazer o ar quente circular melhor e não deixar o ambiente quente. Podem ser usadas janelas maiores que facilitem a passagem de ar e melhoram a iluminação dos ambientes.
Outro ponto importante é a implantação da sua casa, ou seja, aonde você vai colocar a sua casa no terreno em relação a posição do sol, pensando em economias com iluminação e refrigeração. A utilização de lâmpadas de LED ao invés de lâmpadas comuns e a utilização de eletrodomésticos que tenham a melhor eficiência energética também são soluções inteligentes de economia.
Os detalhes do projeto e da construção, fazem toda a diferença tanto na redução de custos como no bem estar de quem vai morar no imóvel. É importante lembrar que você não precisa construir uma casa do zero para poder torná-la sustentável, sua antiga casa com algumas modificações pode ajudar na sustentabilidade do planeta. Se não tiver disponibilidade de investir em algo caro, pode começar com as alternativas de custo mais acessível.
Algumas soluções poderão sair mais caras inicialmente, mas a longo prazo trarão um bom retorno financeiro, como no caso do painel solar fotovoltaico.
A energia fotovoltaica nada mais é do que uma das formas em que podemos criar a energia solar. Embora existam outros meios de gerar esse tipo alternativo de energia, a exemplo das energias termossolar e heliotérmica, a energia fotovoltaica recebe esse nome por conta da reação do componente utilizado nas placas de energia com os fótons dos raios do sol, criando uma corrente que substitui a energia elétrica.
É por isso que quanto mais sol, mais energia será gerada.
Esse tipo de fabricação de energia é utilizado ao redor do mundo há muitos anos, sendo considerado um tipo seguro e eficiente de energia alternativa. Depois da energia hidráulica e da eólica, ela é a terceira fonte de energia renovável mais utilizada no mundo.
As energias alternativas são todas aquelas que substituem as energias convencionais, ou seja, são aquelas que não são feitas a partir de combustíveis fósseis.
O importante é fazer o que está ao nosso alcance para preservar o meio ambiente e também para o nosso bem estar.