VOCÊ SABE COMO SURGIU O PINHEIRO DE NATAL?
Como comemorar o Natal sem uma árvore de natal? O Pinheiro de natal é um dos símbolos mais conhecidos nas festas natalinas e o seu significado para algumas religiões (católicos, protestantes e ortodoxos) é a vida.
A tradição de decorar pinheiros é mais antiga do que o próprio natal. Muitas civilizações antigas da Europa e da Ásia já consideravam as árvores como um elemento sagrado capaz de se conectar, ao mesmo tempo, com a energia da mãe terra e com as forças divinas do céu.
Na véspera do solstício de inverno – data que atualmente corresponde ao natal – os povos pagãos da Europa levavam pinheiros para casa e os decoravam como sinal de fartura e bons presságios. Foi somente na Alemanha, nos tempos de Martinho Lutero, já por volta do século XVI, que o pinheiro de natal começou a ter a forma e o significado que conhecemos hoje.
Segundo os historiadores, Lutero durante uma caminhada que fazia pela floresta se impressionou com a beleza e a resistência dos pinheiros, já que essa era a única espécie de árvore que continuava verde mesmo com toda a intensidade do frio e da neve. A partir dai o pinheiro passou a se tornar o símbolo da vida. No Brasil, essa tradição de adornar pinheiros começou a se popularizar no inicio do século XX.
Quando montar e desmontar o pinheiro de Natal
De acordo com a tradição católica, a data correta para iniciar a montagem do pinheiro é no 4º domingo antes do Natal, momento que marca o inicio do advento. Contudo, a árvore deve estar concluída até a véspera, dia 24. Mas essa data pode variar entre culturas e países.
Já a data que a crença cristã usa para desmontar o pinheiro é seis de janeiro, dia em que, segundo a história, os três reis magos chegam para visitar o menino Jesus.
Sobre o pinheiro de Natal
O pinheiro de natal natural pode ser encontrado em lojas que comercializam flores e plantas para o paisagismo.
Uma dica muito importante para deixar o seu pinheiro de natal natural sempre verdinho e bonito é borrifar diariamente água nas folhas.
Após os festejos natalinos e aconselhável fazer replantio do pinheiro de natal natural no jardim, pois assim você pode garantir que o pinheiro seja reaproveitado para o próximo ano, replantando ele novamente em vaso.
O tamanho do vaso para plantar o seu pinheiro de natal natural, deve ter altura relativa à 1/3 do tamanho da planta. Com isso, será possível equilibrar visualmente o conjunto de vaso e pinheiro de natal natural.
As principais espécies do pinheiro de natal natural são as tuias, as kaizucas e os ciprestes que variam da cor verde escuro até verde limão.
TUIA
KAIZUKA
CIPRESTE
Um pinheiro de natal precisa apresentar um torrão com raízes bem formadas para a planta não morrer, por isso você deverá plantá-la em vaso grande. Escolha um local arejado com luz natural e próximo a janela para você colocar a sua árvore de natal.
A rega do pinheiro de natal deve ser feita de maneira periódica, portanto regue a planta pelo menos três vezes por semana. Em locais quentes, verifique a necessidade de mais regas.
Como devo decorar o meu pinheiro de Natal
Na hora de pensar na decoração da árvore de natal o ideal é deixar a sua criatividade e a imaginação fluir.
Observe algumas dicas que sugerimos a seguir:
- Tente unir a decoração do pinheiro de natal com o estilo de decoração da sua casa, isso vale tanto para as cores, quanto para os tipos de enfeites;
- Os enfeites de uma árvore de Natal não conhecem nenhuma limitação de cores e formatos. Além das tradicionais bolas, laços, estrelas, sinos, anjos, pinhas e papais noéis, você pode fazer uma releitura desses símbolos de modo que eles se encaixem na sua proposta de decoração;
- A montagem da árvore deve começar pelo pisca pisca. Vá encaixando as luzinhas nos galhos e girando-as para que fiquem voltadas para o ambiente. Em seguida adicione os enfeites maiores e complete com os enfeites pequenos;
- Pense na paleta de cores e nos efeitos que quer causar através da sua decoração. Você pode escolher enfeites que dêem um ar mais elegante à sua árvore de Natal, como os mais minimalistas, ou os tons de azul para a dar um toque mais frio ou fazer referências ao mar. As cores tradicionais aparecem principalmente no verde da árvore e também no vermelho dos enfeites. Não se esqueça ainda de tendências como enfeites coloridos, degradê e a harmonização com a decoração dos ambientes.
- A decoração do seu ambiente pode ser completada com o perfume que exala do pinheiro de natal natural.
Não tem como fugir da tradição: se tem natal tem pinheiro. Portanto, nada melhor do que se munir das melhores idéias e começar a montar a sua maravilhosa árvore de natal.
DESEJAMOS A VOCÊ E A SEUS FAMILIARES UM FELIZ NATAL!