RÉVEILLON

VOCE SABE  A ORIGEM DA COMEMORAÇÃO DO ANO NOVO?

A história do ano-novo é algo bem antigo, uma vez que diversas civilizações da antiguidade comemoravam a passagem de ano em março, tendo em conta o fim do inverno e a chegada da primavera.

Conforme os historiadores, a comemoração ocidental teve origem num decreto do imperador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o “dia do ano-novo” em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões que, na mitologia romana, é o deus da transição e das mudanças.

A origem do Réveillon 

A palavra réveillon tem origem no verbo em francês réveiller, que significa “despertar” . Assim, o réveillon é o despertar do novo ano.

Inicialmente, esta palavra era usada para descrever uma refeição leve que era feita à noite e que impedia que as pessoas dormissem. Um pouco mais tarde, foi usada para qualificar a ceia de véspera de Natal.

A partir do século XVII, a palavra Réveillon passou a ser utilizada para designar as festas realizadas pela nobreza francesa, que duravam a noite toda. Anos depois, as nobrezas de outros países adotaram o mesmo nome para as suas festas.

Hoje, o termo réveillon é utilizado em grande parte dos países ocidentais para se referir à celebração que acontece na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro do novo ano.

As primeiras comemorações de ano novo que se têm registro datam de 4000 anos atrás. Aconteciam na Mesopotâmia e eram a celebração do fim do inverno e início da primavera, o que acontecia entre os dias 22 e 23 de março do nosso calendário atual.

Essa celebração simbolizava o início de uma nova safra de plantação e era o momento em que as pessoas pediam por alimentos e fartura para o ano.

Para os persas, assírios, egípcios e fenícios, o novo ano era celebrado em setembro e para os gregos em dezembro.

Os romanos foram os primeiros a estabelecer uma data no calendário para essa comemoração. A princípio, o ano novo romano era comemorado em 1º de março, mas em 153 a.C, estabeleceu-se a data de 1º de janeiro.

Em 46 a.C, os romanos adotaram o calendário juliano e mantiveram essa data. Em 1582, com a adoção do calendário gregoriano (que utilizamos atualmente) pela Igreja Católica, a data de 1º de janeiro foi oficialmente estabelecida.

A passagem para o novo ano, no entanto, ainda é celebrada em datas diferentes por alguns povos e religiões. O ano novo dos muçulmanos, por exemplo, acontece no mês de maio do calendário gregoriano.

Para os judeus, a passagem do ano é celebrada no final de setembro e início de outubro e para os chineses, o ano novo se inicia em fevereiro.

As celebrações de réveillon variam conforme o local e as tradições e crenças locais,  mas em geral, a passagem de um ano para o outro é o momento de agradecer e fazer desejos para o ano que entra.

Outra atração muito bonita das festas de réveillon são os fogos de artifício que iluminam o céu na passagem de ano.

Desejamos que no Ano Novo a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um, e que o novo ano traga  muitas alegrias, saúde, amor e paz para todos.

Feliz Ano Novo!

https://www.vallerianoimoveis.com.br

https://vallerianoimoveis.com.br/tipo-de-imovel/residencial/

Prev Post

FLORES NATALINAS

Próximo Post

SIMPATIAS NO RÉVEILLON

Participe da discussão

Compare listings

Comparar