VOCÊ CONHECE A ORIGEM DO DIA DAS MÃES?
Mãe é o amor mais bonito que existe no universo e apesar de ter uma data especial para comemorar o seu dia, ela deve receber o nosso carinho, amor e respeito todos os dias e não apenas num único dia.
A comemoração do dia das mães como a conhecemos se popularizou nos Estados Unidos a partir de 1914, mas, a sua celebração, segundo os historiadores, teve origem na Grécia e na Roma Antiga.
Os cultos de adoração às divindades que representavam as mães se realizavam nas festas primaveris gregas e romanas. Algumas dessas divindades eram as deusas Reia, mãe dos deuses, e Cibele, a deusa mãe romana, conhecida também por Magna Mater.
Com o passar do tempo, a celebração foi crescendo e adquiriu lugar de destaque nas datas comemorativas, sendo festejada em quase todas as partes do mundo.
No século XVII, surgiu o Mothering Day na Inglaterra e, desde então, os operários passaram a ter esse dia de folga com o intuito de visitarem suas mães. Lá, a data é celebrada no quarto domingo da Quaresma.
No início do Século XX, nos Estados Unidos, a celebração ganhou maior visibilidade a partir dos esforços de Anna Jarvis (1864-1948), uma jovem norte-americana que havia perdido sua mãe, a ativista Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905.
Ann Maria Reeves Jarvis valorizava as mulheres que exerciam a maternidade. Em 1858 fundou o Mother’s Day Work Club (Clube de Trabalho do Dia das Mães), uma instituição na qual ela e outras mulheres dedicaram-se a melhorar as condições sanitárias da populaçãoque vivia em algumas cidades da Virgínia Ocidental. Elas procuravam cuidar da saúde das pessoas e conscientizá-las da importância das boas condições sanitárias, ou seja, da higiene.
Com o início da Guerra Civil Americana, Ann Maria Jarvis passou a atuar no cuidado com os soldados, independentemente do lado em que eles lutavam. Ela tratava de homens feridos, além de fornecer alimentos e roupas para os que necessitavam. Importante lembrar que a Guerra Civil Americana foi, em questões de mortalidade, o pior conflito da história dos Estados Unidos.
Depois da guerra, Ann Maria Jarvis passou a dedicar-se a promover a união entre as pessoas divididas após quatro anos de guerra. Essas ações foram realizadas por meio do Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade). Esse foi um evento idealizado por ela e outras mulheres de seu clube para reunir ex-soldados e suas famílias.
Depois que a mãe de Anna Jarvir faleceu ela seguiu os mesmos passos de sua mãe e deu continuidade àquele trabalho, conseguindo fazer com que fosse reservado um dia em comemoração às mães.
A data foi oficializada nos Estados Unidos em 1914.
O objetivo da Anna, que não tinha medido esforços para que esse dia fosse oficializado, era que não ocorresse a transformação dessa data em uso comercial, já que o objetivo principal era uma maneira de apenas homenagear todas as mães.
Essa data acabou se espalhando pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e o foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas e pelo marketing, com objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estava se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco ou nada conseguiu mudar.
No Brasil, o Dia das Mães é uma data comemorativa que acontece no segundo domingo do mês de maio, no qual se homenageia as mães por todo o carinho e amor que elas dão para seus filhos. Essa data comemorativa foi celebrada em nosso país pela primeira vez na década de 1910, mas só foi oficializada como data comemorativa, por Getúlio Vargas, em 1932.
Sempre devemos ter em mente que: “Mãe é a expressão viva do amor e merece ter o nosso carrinho e respeito o tempo todo.”
Gostou dessa matéria? Então compartilhe com seus amigos!