O que faz um imóvel ser moderno?
Tanto a arquitetura, quanto o design moderno precisam ser práticos, funcionais, eficientes e esteticamente interessantes.
Como fazer isso acontecer? Acompanhe o nosso post que vamos te contar em detalhes.
Características de um imóvel moderno:
– Fachada
Na hora de pensar a fachada da casa moderna é importante ter em mente algumas características, entre elas a mais marcante: o uso de platibanda.
A platibanda é uma espécie de parede usada para cobrir e esconder o telhado. Com a platibanda, o beiral é eliminado e, com isso, a fachada ganha um visual mais uniforme e clean.
– Cores
Casas modernas também são neutras por excelência. Claro que isso não é uma regra, mas vale como referência.
Uma paleta de cores modernas geralmente inclui tons como o branco, o cinza, o preto, o bege e tons fechados e sóbrios de azul.
Tons sobre tons, como branco, cinza e preto ou marrom e bege também são bem vindos na decoração de uma casa moderna.
Sem contar que essas cores são fáceis e simples de serem combinadas, dificilmente vão sobrecarregar o seu campo de visão e ainda conferem um toque de elegância e sofisticação sem igual.
Mas, vale ressaltar que isso não significa que uma casa moderna não possa contar com uma paleta de cores mais ousada e vibrante. A diferença apenas é que essas tonalidades costumam aparecer em detalhes e pontos bem determinados no ambiente.
– Materiais de acabamento
Os materiais utilizados no acabamento e revestimento de uma casa moderna são os mais variados. Pode e deve entrar um pouco de tudo: madeira, vidro, pedra, inox, ferro, aço e o que mais quiser.
Para não errar na mão, procure conciliar o material com o estilo que você está propondo para sua casa. Uma decoração mais acolhedora pode apostar no uso da madeira, já se a ideia é criar algo mais despojado, uma boa pedida é investir no aço. A elegância, por sua vez, é marcada pelo uso do vidro.
– Linhas retas
O estilo moderno tem essa característica de utilizar muitas retas e padrões geométricos bem marcados, essas linhas podem ser claramente percebidas nas fachadas das casas modernas.
Os móveis também refletem essa característica. Contudo, não é porque o estilo moderno valoriza as linhas retas que as formas curvas e orgânicas não tem espaço nesse conceito. Unir curvas com retas é uma proposta super arrojada que vale a pena inserir na decoração moderna.
– Vãos livres
Outra característica tipicamente moderna são os vãos livres, tanto dentro, quanto fora de casa. Esses vãos auxiliam na passagem da luz, além de criarem áreas de respiro e circulação entre os ambientes.
– Integração
Junto com os vãos livres vem também a integração entre os ambientes. Essa ideia de unir no mesmo espaço cozinha e sala de estar, por exemplo, é fruto da arquitetura moderna.
– Funcionalidade
Uma casa moderna é funcional e prática por natureza. Tudo o que está dentro dela tem importância, significado e utilidade.
O projeto arquitetônico também segue essa ideia e o resultado disso são casas com espaços inteligentes, criados para facilitar a vida dos moradores.
– Iluminação natural
As casas modernas esbanjam luz natural. Isso porque é muito característico desse estilo janelas e portas grandes e todas recobertas por vidros.
Quem ganha diretamente com isso são os moradores, e também o meio ambiente, uma vez que casas bem iluminadas economizam energia elétrica.
– Automação e tecnologia
Nos dias de hoje, casas modernas também são sinônimo de alta tecnologia e automação. É cada vez mais comum termos eletrodomésticos inteligentes, como o aspirador robô, e sistemas integrados que garantem mais conforto e segurança para os moradores, como é o caso dos sensores de presença, capazes de ligar e apagar luzes ou, então, dos alarmes e câmeras de segurança que podem ser acessados de forma remota com apenas um toque no celular.
– Sustentabilidade
Sustentabilidade também entra na lista de características das casas modernas. A tecnologia aliada a métodos de construção inteligentes tem tornado as casas atuais cada vez mais ecológicas e auto suficientes. Isso pode ser facilmente percebido nos sistemas de iluminação por energia solar, através dos painéis fotovoltaicos, captação de água de chuva e reaproveitamento de águas cinzas (vindas de pias, chuveiros e máquina de lavar).
A energia fotovoltaica nada mais é do que uma das formas em que podemos criar a partir da energia solar. Embora existam outros meios de gerar esse tipo alternativo de energia, a exemplo das energias termossolar e heliotérmica, a energia fotovoltaica recebe esse nome por conta da reação do componente utilizado nas placas de energia com os fótons dos raios do sol, criando uma corrente que substitui a energia elétrica.
É por isso que quanto mais sol, mais energia será gerada.
Esse tipo de fabricação de energia é utilizado ao redor do mundo há muitos anos, sendo considerado um tipo seguro e eficiente de energia alternativa. Depois da energia hidráulica e da eólica, ela é a terceira fonte de energia renovável mais utilizada no mundo.
Gostou dessa matéria? Então compartilhe com seus amigos!
https://www.vallerianoimoveis.com.br
https://vallerianoimoveis.com.br/tipo-de-imovel/residencial/