Agora que você já deve ter decorado a sua casa com enfeites natalinos e também já deve ter montado a sua bela árvore de natal, para comemorar essa importante data, você sabe o que representam esses enfeites que foram utilizados na decoração?
Suas origens ocorreram em épocas distintas, cada um dos símbolos surge não só porque são bonitos e trazem mais beleza e alegria à festa, mas porque todos eles têm uma história para contar e, desta forma, transmitem uma mensagem.
Então vamos fazer um breve comentário sobre alguns dos símbolos mais utilizados nas decorações natalinas.
SINOS
O sino de Natal é o símbolo que representa o anúncio do nascimento de Jesus, além de sinalizar as horas, o toque dos sinos avisa as pessoas para se reunir para um acontecimento. É muito utilizado na decoração das árvores e das portas.
VELAS
Segundo a lenda, na Alemanha, um senhor costumava colocar velas na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes.
Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão.
BOLAS
As bolas que decoram árvores e arranjos de Natal representam os frutos das árvores.
Conforme a lenda, na antiguidade as frutas serviam de decoração e eram comidas pelas crianças. Quando em um ano não havia frutas, um artesão teve a idéia de fazer bolas de vidro para as imitar.
ANJOS
Os anjos representam a figura de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria à luz a Jesus.
Por isso, eles são tão importantes nas ornamentações de Natal. Tal como Gabriel, os anjos, que exercem o papel de mensageiros de Deus, anunciam ao povo o nascimento de Jesus.
PRESÉPIO
Segundo os historiadores o primeiro presépio data de 1223 e foi montado na Itália por São Francisco de Assis, que queria mostrar aos fiéis como teria nascido Jesus.
Inicialmente era feito apenas nas igrejas, até a sua montagem nas casas se tornar tradição.
ESTRELA
A estrela de Natal foi aquela que indicou aos reis magos onde Jesus estava, pois queriam adorá-lo.
Seguindo a estrela os magos puderam encontrar o Menino, que tinha nascido em Belém, daí ela ser conhecida também como Estrela de Belém.
Além de ter sinalizado o caminho que levava ao Menino, a estrela representa o próprio Jesus, que nasceu para guiar a humanidade.
GUIRLANDA
As guirlandas remontam à antiguidade e surgiram em Roma, são um sinal de boas-vindas para quem nos visita nessa época festiva. É por isso que é tradição pendurá-las na porta principal das casas.
Inicialmente um símbolo pagão, a guirlanda passou a ser utilizada pela igreja com a adaptação de velas, donde surgiu a coroa do Advento.
PAPAI NOEL
A figura do Papai Noel é inspirada em um bispo chamado Nicolau, segundo a lenda, ele costumava deixar moedas próximas às chaminés das casas dos mais necessitados na Turquia, tendo sido reconhecido pela igreja como santo.
A representação moderna do Papai Noel terá surgido nos Estados Unidos. Santa Claus ganhou a aparência de um velhinho gordinho com barba comprida e roupa vermelha, deslocando-se pelas casas com o seu trenó.
https://www.vallerianoimoveis.com.br
https://vallerianoimoveis.com.br/tipo-de-imovel/apartamento/